11 de setembro, por Ken Loach

Produzido em 2002, 11’9”01 Semptember 11 é composto por 11 curtas de diferentes diretores sobre o atentado nos Estados Unidos. O episódio de Ken Loach traça um paralelo entre o 11 de setembro chileno e o norte-americano.

A ditadura de Augusto Pinochet foi iniciada há exatos quarenta e um anos com um golpe militar que assassinou o presidente eleito Salvador Allende, em 1973, enquanto os ataques às Torres Gêmeas de Nova Iorque completam hoje 13 anos.

O regime de exceção no Chile, que durou entre 1973 e 1990, matou 3 mil pessoas e torturou e prendeu outras 40 mil. Outra coincidência: os ataques sofridos no coração financeiro dos Estados Unidos também mataram 3 mil pessoas. O filme de Ken Loach fornece o número equivocado de 30 mil mortos pela ditadura chilena.

Salvador Allende foi derrubado pelos militares há exatos 41 anos

Salvador Allende foi derrubado pelos militares há exatos 41 anos

Filho de operários, o cineasta britânico Ken Loach filmou dois grandes filmes políticos: Terra e Liberdade (1995), que retrata a Guerra Civil Espanhola, e Pão e Rosas (2000), que aborda a vida dos imigrantes latinos nos Estados Unidos, entre muitos outros.

Os outros diretores do filme são: Samira Makhmalbaf (Irã), Claude Lelouch (França), Youssef Chahine (Egito), Danis Tanovic (Bósnia-Herzegovina), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Alejandro González Iñárritu (México), Amos Gitaï (Israel), Mira Nair (India), Sean Penn (Estados Unidos) e Shohei Imamura (Japão).

 

Sou blogueiro, jornalista e criador de conteúdo. Pai de Lorena, santista e obcecado por literatura, cinema, música e política.

Twitter 

Um Comentário

  1. Muito show seu post e claro muito bom seu blog acessa aí comenta la nos meus blogs.

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

Deixe uma resposta