O humor do Barão de Itararé como antídoto contra a barra pesada
Bem-vindo ao Fatos da Zona, onde adaptamos os textos mais acessados do site do Zonacurva Mídia Livre para o audiovisual. Neste vídeo, vamos explorar a vida e o legado de um dos maiores nomes do humor político brasileiro: o Barão de Itararé. Conhecido por seu estilo irreverente e crítico, o Barão deixou sua marca na história do país, utilizando o humor como uma arma para questionar o poder e expor as contradições da sociedade. 4 por Fernando do Valle Barão de Itararé – Após o fracasso da Revolta Comunista de 1935, Apparício Torelly, vulgo Barão de Itararé, foi preso e levado para o navio-presídio Pedro I, ancorado na Baía de Guanabara. Muitos esquerdistas, como advogados, políticos e médicos, mesmo não vinculados diretamente à revolta, foram detidos. Em algumas noites, policiais invadiam as celas e surravam os prisioneiros. Em uma delas, Apparício gritou: “Viva a Revolução!”, os meganhas enfurecidos partiram pra cima dele que completou: ”… de 30!”. Os risos dos prisioneiros desmontaram a agressividade dos agentes do Estado. Popular nos bares e redações do Rio de Janeiro, o Barão aliviava a dura rotina da prisão com piadas e sacanagens. Divertido mesmo foi o depoimento para um improvisado tribunal, na verdade um teatro em forma de tribunal que o presidente Getúlio Vargas inventou para justificar as prisões. Aí vai um trecho do depoimento do Barão, retirado da ótima biografia Entre sem Bater, a vida de Apparício Torelly, o Barão de Itararé, escrita por Cláudio Figueiredo: “- Qual é o seu nome? – Ora, doutor, o senhor então atravessa o Atlântico numa lancha a motor, especialmente para me ouvir, e não sabe o meu nome? – Bom, isso aqui é só uma formalidade. – Mas eu estou completamente informal, nem procurei me vestir. Como é que o senhor me vem como formalidades? O juiz virou-se para o escrivão e disse: “Apparício Torelly.” – Ah, o senhor está vendo como sabia meu nome! E mesmo assim estava me perguntando? Eu sou um homem sério; não faça isso comigo. – Sua idade? – Esse é outro problema… Não sou criança, nasci há muito tempo… Vou lhe dizer uma coisa: estou numa situação de tamanha pressão mental e nervosa que não me lembro de coisas que aconteceram ontem. E o senhor quer que eu me lembre de quando nasci. Isso é uma coisa de que não tenho a menor noção no momento. Ele se virou para o escrivão e disse: “Quarenta anos presumíveis”. – Presumíveis está muito bem. Aliás, há agora uma teoria em voga que diz que a vida começa aos quarenta. De modo que aceito o palpite. – A que o senhor atribui sua prisão? – Ora, doutor, eu julgava que o senhor é que vinha me dizer o motivo da minha prisão. Estava esperando que o senhor viesse me dizer: o senhor está preso por isso, por aquilo e assim por diante. Então, com toda dignidade, eu iria me levantar e contestar, com grande veemência, desmanchar esse castelo de cartas, essa acusação contra uma pessoa séria… Apesar de a sessão ter seu acesso restrito, ao erguer os olhos o Barão percebeu com satisfação que sua performance contava com uma plateia”. E assim prosseguiu o depoimento do Barão. Leia sobre a Revolta Comunista de 1935, que completou 80 anos no ano passado. Frase do Barão: “Dá-se o nome de família a um grupo composto de uma ou mais pessoas de sexos variados e gênios diferentes, que mantenham permanentemente, debaixo do mesmo teto, uma discórdia perpétua”. Na foto acima, o Barão já está detido na Casa de Detenção, onde conviveu com o escritor Graciliano Ramos, que escreveu sobre o período no livro Memórias do Cárcere. De temperamentos opostos, o Barão dizia que a cabeça do calado Graciliano era uma “panela de pressão fechada e em efervescência que quando explodia era só palavrão e blasfêmia, às vezes tenho vontade de partir-lhe a cabeça para ver o que tem dentro”. Falando em panelas, muitas décadas antes dos sons das panelas indignadas de certa classe média, o Barão, em premonição vanguardista, escreveu breve diálogo com as panelas, a sátira era direcionada a escritores empolados que ouviam a natureza, o coração, essas coisas supostamente superiores, Apparício ouvia as caçarolas: “Ora – direis – ouvir panelas! Certo Ficaste louco… E eu vos direi, no entanto, que muitas vezes paro, boquiaberto, Para escutá-las pálido de espanto. Direis agora: – Mas meu louco amigo, Que poderão dizer umas panelas? O que é que dizem quando estão contigo E que sentido têm frases delas? E direi mais: – Isso quanto ao sentido, Só quem tem fome pode ter ouvido Capaz de ouvir e entender panelas”. De protestos bem mais criativos do que batucar panelas na varanda também entendia o ainda estudante de medicina em Porto Alegre Apparício. Pelos idos de 1918, Borges de Medeiros, governador gaúcho e adepto do positivismo, censurava com mão de ferro jornais e havia decretado estado de sítio que, entre outras medidas, proibia reuniões com mais de três pessoas nas ruas. Apparício liderou um protesto que ficou conhecido como a “passeata da rolha” que reuniu centenas de estudantes com rolhas nas bocas em filas de dois para não burlar a proibição de Medeiros. Na frente, Apparício também de rolha na boca em exaltado discurso mudo em cima de uma carroça puxada por um burro. A população divertia-se e cada vez mais porto-alegrenses juntavam-se a inusitada manifestação. Ele foi preso com outros dois estudantes e solto horas depois. Cinco anos depois, na chamada Revolução de 1923 no Rio Grande do Sul, adeptos de Borges enfrentaram os seguidores de Assis Brasil, os maragatos como Apparício, em um violento conflito com fuzilamentos de prisioneiros, estupros e incêndios. Frase do Barão: “Adolescência é a idade em que o garoto se recusa a acreditar que um dia ficará tão cretino como o pai”. Apparício desiste da medicina ao se incomodar com a avidez pelo vil metal entre os médicos e não perdoava o Bastão de Asclépio, tradicional símbolo da medicina que … Continue lendo O humor do Barão de Itararé como antídoto contra a barra pesada
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