Zona Curva

Cinco flashes do gigante que acordou

Flash 1
Na semana passada, a morena de legging colorido e polainas pretas vivia em pânico. Passou a ouvir a CBN e a Jovem Pan AM no caminho para a academia. Se tivesse protesto, perderia a aula de spinning. Nada podia atrapalhar a rotina de exercícios e o regime que já a tinha feito perder três quilos nos últimos dois meses.

Flash 2
Ontem ele ligou o dia inteiro em seu Iphone 5 e nada. Irritado, o diretor da empreiteira finalmente consegue encontrar o assessor do Secretário de Obras:
– Tá difícil te achar, hein. E aí, alguma novidade?
– Xiii, o pessoal por aqui anda paranóico, tá tudo de cabeça pro ar, a secretária do Cleison me disse que pararam de liberar as verbas, pelo menos até a poeira abaixar.
– Sacanagem, o dinheiro já tá na conta faz três meses.
– Calma, calma, o negócio vai virar…

Sombra sobre o Congresso
Sombra sobre o Congresso

Flash 3
Anderson não foi trabalhar três dias nas últimas duas semanas. Anda feliz da vida. Nas folgas, faz visitas rápidas à casa de Clotilde pela porta dos fundos. Clotilde, loirinha e magrinha, largou seu emprego de atendente de papelaria para cuidar de seu segundo filho, Manoel Júnior. Manoel sai cedo para o trabalho, vai de bicicleta.
Anderson acha que “essa molecada tá certa, eles tão mudando o Brasil”, falou para colega no boteco do bairro.

Flash 4
O policial aposentado entra no elevador e vocifera contra o estudante de Ciências Sociais com cartolina embaixo do braço:
– Isso aqui tá uma baderna, tem que descer o pau nessa molecada folgada!
– O senhor está me provocando?
– Nem te conheço mas, pra mim, vagabundo que quebra tudo tem é que levar bala!
– Santa ignorância, nem sabe o que fala!
O elevador chega ao térreo.

Flash 5
A professora universitária chorou muito ao lado de seu gato preto na sala do apartamento de um quarto ao ver as imagens das manifestações na tv a cabo. Lembrou dos anos 60, lembrou de como tinha um corpão e de que nunca mais sentiu-se tão livre como naquela época, mesmo sob a ditadura militar.