Zona Curva

SXSW 2024: evento reúne tecnologia, cultura e inovação

O South by Southwest(SXSW®) é um festival que se torna anualmente palco para as tendências de tecnologia, cinema, música, educação e cultura. É por meio da convergência de áreas do conhecimento que o evento se tornou destino desejado por profissionais interessados em discutir o futuro. De 8 a 16 de março, o “Southby” vai trazer mais de 450 sessões: showcases de música e comédia, exibições de filmes e televisão, exposições,, oportunidades de desenvolvimento profissional e networking, competições de tecnologia e cerimônias de premiação. 

“Seja [para saber] como a IA mudará a maneira que criamos ou de que maneira a narrativa pode ampliar ainda mais vozes que representam plenamente nossas comunidades, no SXSW estamos constantemente discutindo como o futuro impactará nosso mundo”, diz Hugh Forrest, diretor de programação do evento.

Toda essa programação é dividida em 24 grupos chamados de trilhas pelos organizadores. A Inteligência Artificial deve ser novamente um assunto transversal a muitas das sessões do evento. Se no ano passado, a discussão era sobre as suas potencialidades e possibilidades, neste ano os títulos dos 65 eventos com este tema já dão a pista de que é necessário entender, analisar e prever seus impactos. Especialistas norte-americanos das mais diversas áreas estão atentos à sua influência nas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Por aqui, no Brasil, também há expectativa sobre qual será sua influência nas eleições de prefeitos e vereadores.

Música, cinema e filmes

O SXSW é composto por quatro eventos de porte: a Conferência, o Festival de Música, o Festival de Cinema e TV, além do Festival de Comédia. Serão ao menos 330 artistas da música nos seis dias de festival (11 a 16 de março), com estrelas de diversos quilates, como os norte-americanos do The Black Keys ou o brasileiro Marcelo D2, e iniciantes como a não-binária Thus Love. No festival audiovisual, haverá 115 apresentações e entre elas 89 estreias mundiais. 

Confiram abaixo as entrevistas que fizemos no SXSW 2023

Rolar para cima