COLABOROU ISABELA GAMA
A LIVE POLÍTICA ZONACURVA do último dia 10 de fevereiro (quinta) contou com a presença do editor Zonacurva Fernando do Valle, Luís Lopes do Portal VISHOW e o advogado Roberto Lamari. O debate foi acerca dos recentes acontecimentos envolvendo falas fascistas e neonazistas.
No último dia 7 de fevereiro, o apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, defendeu a criação de um partido nazista no Brasil durante o Flow Podcast. Presente no programa, o deputado federal Kim Kataguiri fez coro e criticou a criminalização do partido na Alemanha. Lamari relembra durante a live que, não é de hoje, que o apresentador Monark mostra sua ignorância nesse podcast muito popular entre os jovens, o irresponsável já defendeu o “direito de ser racista”. Para ele, parece que ser racista e agora nazista são garantidos por um conceito equivocado de “liberdade de expressão”. Insano.
Um dia após o caso de Monark, Adrilles Jorge, até então comentarista da Jovem Pan News, defendeu as falas do podcaster e se despediu de seu programa com uma saudação nazista. Para Lamari, a fala de Kim e Monark se assemelham a tantas outras da internet, sem fundamento ou análise.
Para Luis Lopes, atos como esses funcionam como um chamado para quem concorda com os regimes da extrema direita, dando visibilidade a eles. Fernando expõe que atualmente existem 530 grupos neonazistas no Brasil, e relembra que ainda em 2004, antes mesmo de Bolsonaro ser cogitado como candidato a presidente, manifestações desses grupos já faziam menções ao então deputado. Além disso, é importante ressaltar que David Duke, ex-líder do grupo supremacista norte-americano Ku Klux Klan, já elogiou Bolsonaro e afirmou que o presidente “soa como nós”.
Apesar da fala de Monark abrir brechas para que haja novos discursos como o dele, Fernando alerta que o maior perigo para o Brasil são os nazistas que se encontram no poder atualmente. É necessário relembrar que membros do governo como o ex-secretário de Cultura Roberto Alvim e o assessor da presidência da república Filipe Martins agiram como nazista (o primeiro) e supremacista (o segundo). Além disso, o próprio presidente Jair Bolsonaro recebeu a deputada alemã Beatrix von Storch, neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, ministro de finanças de Adolf Hitler., e uma das principais expoentes do partido nacionalista-conservador Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão).
https://urutaurpg.com.br/siteluis/nazi-fascismo-no-brasil/
https://urutaurpg.com.br/siteluis/monark-o-radical-da-praca-de-alimentacao/