Zona Curva

Golpe como cortina de fumaça

 

Colaborou Isabela Gama

 

No dia 23 de maio, aconteceu mais uma Live Política de Segunda nos canais do Youtube, Twitter e Facebook do Zonacurva. A live contou com a presença do editor ZonaCurva, Fernando do Valle, Luis Lopes do Vishows e o advogado e membro do Partido Verde Kiko Campos.

O encontro coincidiu com a data com a desistência da candidatura à presidência de João Dória, o que acabou desviando do assunto original da live que era como Bolsonaro usa o golpismo como política de tensionamento político. 

Então sigamos no que foi discutido na live: a senadora Simone Tebet deve liderar a chapa composta por PSDB, MBD e Cidadania. Para Kiko Campos, Tebet, que foi a primeira mulher vice-governadora do Mato Grosso do Sul, é a vice perfeita para a chapa que compõe a terceira via. Apesar disso, Simone Tebet já teria afirmado que não aceitaria ser vice-presidente, pois isso diminuiria o papel da mulher na política, 

Historicamente, desde a redemocratização na eleição de 1989, o PSDB sempre lançou candidaturas à presidência da República, e, na maior parte das vezes, com chances de vencer. Não cumprir com a “tradição” coloca o partido em uma situação ainda mais complicada, resultando em talvez uma perda de prestígio, explica Kiko. 

Outro assunto importante da live, que teve uma grande repercussão na semana anterior à live foi o debate entre o humorista Gregório Duvivier e o pré-candidato Ciro Gomes. Após um episódio do programa de Gregório para o HBO, o “Greg News”, onde o tema era a trajetória do ex-governador, Ciro Gomes se sentiu ofendido em diversos pontos e convidou o humorista para um debate em seu canal.

A live atingiu mais de 60 mil espectadores online, mas o resultado não foi vantajoso para Ciro Gomes, considerando que a maior parte da transmissão foi protagonizada por alfinetadas e provocações dos dois lados. Para Luis Lopes, Ciro está trabalhando para atrapalhar a candidatura de Lula, em vez de combater o bolsonarismo, visto que é mais interessante para o ex-ministro de Itamar Franco que Bolsonaro permaneça competitivo e enfrente Ciro Gomes em um cada vez mais improvável segundo turno contra ele.

 

https://urutaurpg.com.br/siteluis/a-grande-midia-ira-apoiar-bolsonaro-nas-eleicoes-de-2022/