Zona Curva

Lula ganha no primeiro turno, segundo IPEC

O ex-presidente e futuro candidato Lula está liderando as pesquisas de intenção de voto para 2022, segundo o Ipec. Se as eleições fossem hoje, Lula ganharia já no primeiro turno porque entre os outros cinco candidatos, 48% dos entrevistados votariam nele (diferença de 11 pontos percentuais para todos os adversários combinados).

Essa prospecção é favorável nos dois quadros propostos pelo Ipec, sendo o primeiro com cinco candidatos e o segundo, com dez. Mesmo com a ampliação das possibilidades, o petista chega a 45%, o que continua valendo como vitória no primeiro turno, mesmo com a margem de erro de dois pontos percentuais.

Enquanto isso, Jair Bolsonaro segue perdendo apoio a cada novo levantamento. Agora, no primeiro cenário apresentado pelo Ipec, apenas 23% dos eleitores votariam no presidente. Além disso, mais da metade dos entrevistados se declara insatisfeita com o governo, fazendo com que 53% o avalie como “ruim ou péssimo”. Apenas 22% analisam como “bom” e 23% como “regular”, enquanto 1% não souberam ou não responderam.

pesquisas presidente 2022
Lula vence Bolsonaro no primeiro turno, segundo IPEC (foto: Ricardo Stucker/Instituto Lula/Flickr/ Alan Santos/PR)

Ao serem perguntados pelo Instituto, 68% dos entrevistados declararam desaprovar a forma do presidente Bolsonaro administrar o país, enquanto 28% aprovam.

O número de pessoas que não enxergam o governo com bons olhos foi o maior desde a sua eleição. Só no último levantamento realizado pelo Instituto, feito entre os dias 17 e 21 de junho, 49% dos entrevistados o avaliaram como “ruim ou péssimo”, enquanto 66% o desaprovavam.

Esse aumento nos números negativos com relação ao Bolsonaro indicam a queda de sua popularidade e um cenário desfavorável à possibilidade de sua reeleição em 2022. Enquanto isso, Lula mantém positiva a sua caminhada à próxima eleição e conta cada vez mais com a formação de uma maior base aliada.

Cerca de 2.002 pessoas foram entrevistadas na última semana e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Com informações do UOL e DW.