Zona Curva

Mídia livre e a crise política brasileira

 

Colaborou Isabela Gama

O CONVERSA AO VIVO ZONACURVA recebeu no dia 16 de março a jornalista e coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé Ana Flávia Marques para discutir com o editor ZonaCurva Fernando do Valle sobre mídia independente e a crise midiática brasileira. 

Para Ana Flávia, é necessário que haja uma união dos veículos independentes, principalmente nas eleições deste ano. Segundo ela, os veículos de mídia livre precisam ajudar a desmentir as fake news, e a propagação de informações mentirosas pelos políticos, explicitando assim as reais intenções dos candidatos.

A jornalista se mostrou confiante em relação aos resultados das eleições, mas ressalta que não será fácil vencer as mentiras e a máquina de ódio instalada nas redes pelo atual governo.

Segundo Ana Flávia, historicamente, o desafio de um veículo de imprensa independente era a falta de grana, que impossibilitava sua divulgação. Agora, com o avanço das redes sociais, a distribuição de material jornalístico tornou- se mais acessível para a mídia livre, porém, é necessário não ceder aos algoritmos das big techs para que o conteúdo obtenha maior alcance e um bom número de leitores, em detrimento da qualidade.

mídia livre
A jornalista e coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé Ana Flávia Marques (Reprodução)

O editor ZonaCurva, Fernando do Valle, ressaltou que a busca desenfreada em obter bons resultados de audiência nas redes sociais não deve sobrepujar o interesse público na produção de material jornalístico. 

A lógica dos algoritmos das plataformas digitais gira em torno do engajamento da sua publicação, sendo assim indiferente se os comentários são positivos ou não. 

A problemática deste modo de viralização é que o discurso de ódio e as fake news se apropriam disso para se propagarem, visto que funcionam como clickbait  (“isca de cliques/”caça-cliques”) para as redes sociais. 

Um exemplo foi o tweet do ex-ministro do meio ambiente Ricardo Salles, que publicou uma suposta matéria da CNN que apontava Jair Bolsonaro como o agente que impediu o conflito entre Rússia e Ucrânia. Apesar da publicação ser desmentida logo em seguida, a repercussão e o engajamento de Salles beneficiaram o campo político bolsonarista, mesmo sendo um conteúdo falso.

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