Zona Curva

Relatório da Comissão da Verdade pode revelar localização do corpo de Stuart Angel

A Comissão Nacional da Verdade acaba de entregar seu detalhado relatório à presidenta Dilma Rousseff. A comissão identificou 377 responsáveis por crimes durante a ditadura militar (1964/1985) após dois anos e sete meses de trabalho. Uma das muitas revelações do relatório pode ser o paradeiro do corpo do militante Stuart Angel, morto sob tortura em maio de 1971, aos 26 anos. Segundo depoimento do capitão reformado Álvaro Moreira em junho deste ano à CNV, Stuart teria sido enterrado na cabeceira da pista da Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro.

Em 1976, a base aérea de Santa Cruz passou por uma ampla reforma e uma ossada com o crânio quase completo foi encontrado pela empresa Cetenco, responsável pela obra. As fotos do crânio foram localizadas e enviadas para o Centro de Ciências Forenses da Universidade de Northumbria em Newcastle (Inglaterra) e o Centro de Medicina Legal da USP de Ribeirão Preto. Ambos os exames concluíram que o crânio localizado pode ser do desaparecido político. A CNV ainda busca o cemitério em que a ossada foi enterrada.

stuart angel morte
Stuart Angel (fonte: CNV)

Stuart integrava o MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro) e foi barbaramente torturado por agentes do CISA (Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica) na base área do Galeão para que revelasse onde se encontrava Carlos Lamarca, dirigente do MR-8, e outros militantes, e não o fez. O militante Alex Polari, também preso na base área, testemunhou que Stuart chegou a ser amarrado com a boca no escapamento de um carro e arrastado pelo pátio do quartel.

O então capitão-aviador Lúcio Valle Barroso, hoje coronel reformado, é o único dos oficiais da Aeronáutica identificados por Alex Polari entre os envolvidos nas atrocidades cometidas contra Stuart Angel que continua vivo. Barroso depôs na CNV e negou seu envolvimento na morte de Stuart e ainda que desconhecia a existência de prisão e de práticas de tortura na Base Aérea do Galeão, apesar de inúmeras acusações contra ele.

A mãe de Stuart, a estilista Zuzu Angel pressionou as autoridades por notícias de seu filho, chegando a entregar uma carta ao  secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, durante sua visita ao Brasil em 1976. O ex-delegado do DOPS, Cláudio Guerra acusou o coronel Freddie Perdigão Pereira de ter forjado o acidente que vitimou Zuzu em 1976. Leia matéria.

stuart angel morte
Capitão reformado da Aeronáutica Álvaro Moreira de Oliveira Filho em depoimento à CNV (fonte: Terra)

Fonte usada: Comissão Nacional da Verdade